quarta-feira, fevereiro 23, 2005

ÀS MULHERES!


Luz zenital
Originally uploaded by CARNEIRO.

"O obrigado ao Senhor pelo seu desígnio sobre a vocação e a missão da mulher no mundo, torna-se também um concreto e directo obrigado às mulheres, a cada mulher, por aquilo que ela representa na vida da humanidade.

Obrigado a ti, mulher-mãe, que te fazes ventre do ser humano na alegria e no sofrimento de uma experiência única, que te torna o sorriso de Deus pela criatura que é dada à luz, que te faz guia dos seus primeiros passos, amparo do seu crescimento, ponto de referência por todo o caminho da vida.


Obrigado a ti, mulher-esposa, que unes irrevogavelmente o teu destino ao de um homem, numa relação de recíproco dom, ao serviço da comunhão e da vida.


Obrigado a ti, mulher-filha e mulher-irmã, que levas ao núcleo familiar, e depois à inteira vida social, as riquezas da tua sensibilidade, da tua intuição, da tua generosidade e da tua constância.


Obrigado a ti, mulher-trabalhadora, empenhada em todos os âmbitos da vida social, económica, cultural, artística, política, pela contribuição indispensável que dás à elaboração de uma cultura capaz de conjugar razão e sentimento, a uma concepção da vida sempre aberta ao sentido do « mistério », à edificação de estruturas económicas e políticas mais ricas de humanidade.


Obrigado a ti, mulher-consagrada, que, a exemplo da maior de todas as mulheres, a Mãe de Cristo, Verbo Encarnado, te abres com docilidade e fidelidade ao amor de Deus, ajudando a Igreja e a humanidade inteira a viver para com Deus uma resposta « esponsal », que exprime maravilhosamente a comunhão que Ele quer estabelecer com a sua criatura.


Obrigado a ti, mulher, pelo simples facto de seres mulher! Com a percepção que é própria da tua feminilidade, enriqueces a compreensão do mundo e contribuis para a verdade plena das relações humanas.

(...)

Penso, de modo especial, nas mulheres que amaram a cultura e a arte, e às mesmas se dedicaram partindo de condições desvantajosas, excluídas frequentemente de uma educação paritária, submetidas à inferiorização, ao anonimato e até mesmo à expropriação da sua contribuição intelectual. Infelizmente, da obra imensa das mulheres na história, bem pouco restou de significativo com os métodos da historiografia científica. Mas, por sorte, se o tempo sepultou os seus vestígios documentais, não é possível não perceber os seus influxos benfazejos na seiva vital que impregna o ser das gerações, que se foram sucedendo até à nossa."

Vaticano, 29 de Junho de 1995, solenidade dos Apóstolos S.Pedro e S.Paulo

3 comentários:

Anónimo disse...

O poder das mulheres é muito maior do que se dá a entender, não é por nada que se diz que "atrás de um grande Homem está sempre uma grande Mulher". Nós mulheres temos dons especiais e se os soubermos aproveitar podemos contribuir ainda mais para uma harmonia nos que nos rodeia.

Já agora, muito obrigada às mulheres que me rodeiam e fazem de mim a pessoa que sou...

kuka disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
kuka disse...

Não achei bem o que tinha dito sobre este blog por isso retirei o outro comentário. Afinal até tem coisas interessantes, apesar de não ser o meu estilo de blog. É um trabalho profundo, como tinha dito no outro comentário. Talvez por andares em medecina este tipo de escrita te seja mais familiar, mas acho que deves pôr um pouco de humor na tua escrita (digo isto sem ter lido grande parte dos teus posts). Obrigado por teres comentado o meu blog, mas não li nada sobre o post!
O meu comentário a este post:
as mulheres são mts mais coisas que tu não dissest, não me cabe a mim dizer, descobrirás pela vida fora.
Aqui está uma maneira simples de não se dizer nada, mas continuar com gande moral.