segunda-feira, fevereiro 21, 2005

Desfiguração ou transfiguração?


desfig
Originally uploaded by CARNEIRO.

Depois de um dia de eleições com resultados tão expressivos como os de hoje, também devido ao facto de estarmos na quaresma, surge-me na mente uma questão: estamos a caminho da desfiguração ou da transfiguração?!

Vamos por partes, face aos resultados eleitorais e não querendo tomar posição por qualquer partido, questiono-me se estaremos no caminho da desfiguração (com o crescimento tão expressivo da esquerda e da consequente perca de peso da direita) ou da transfiguração ( com o retomar da consciência e a viragem expressiva duma política amorfa que se arrastava há alguns meses culminando num BASTA MAIORITÁRIO!).

Que caminho é este?!Para onde nos leva?!

Por outro lado, encontramo-nos na Quaresma, tempo de transfiguração, de preparação para a Páscoa e para o caminho ao encontro do Senhor. Preferiremos cruzar os braços à espera que isso aconteça e que apareça feito ou arregaçarmos as mangas e com o nosso suor alcançar o tão desejado lugar no céu.

Mas não tenhamos ilusões, na vida não é possível prescindir da cruz. A cruz toma a forma das mil e uma circunstâncias diárias da nossa vida.

Feliz aquele que sofre e sabe para que sofre; feliz quem sofre para que os outros sofram menos.

Aproveitemos este tempo quaresmal para redescobrir a cruz e transfigurarmo-nos nela, pois a verdadeira cruz cristã tem como traço vertical o caminho para o céu e como traço horizontal o esforço contínuo para melhorar a terra!

1 comentário:

palmo_e_meio disse...

É a onda da mudança, o povo gosta de mudar, é justo, é legítimo e compreensível nos tempo que corriam e que correm... só não sei se é mais um fenómeno de "carneirada", se mudaremos para melhor, vamos acreditar que sim! Que os discursos não sejam sinónimo de competência... que as promessas não sejam cumpridas.. e o não é propositado. Da minha parte.. o benefício da dúvida!
Vamos deixá-los trabalhar!

Eu continuarei na (re)descoberta da minha cruz...