segunda-feira, julho 30, 2007

O livro do Mês: "Liderança, as lições de Mourinho"


JoseMourinho_L
Upload feito originalmente por ivanovash
"
Luís Lourenço, o autor da publicação, esclareceu, em declarações ao DN, as diferenças existentes entre o novo livro e os dois anteriores que escreveu sobre o amigo e técnico português. "Os outros são biografias do percurso profissional dele. Já este livro explica a liderança e tem a componente de fazer já, de alguma forma, o transfer da liderança de José Mourinho para a liderança das organizações em geral, ou seja, como é que se pode ter o modelo de liderança do José Mourinho nas organizações em geral", contou Luís Lourenço.

O autor entende, de resto, que o modelo de liderança implementado por José Mourinho pode ser transportável para qualquer organização. "Acho que sim. O modelo de liderança dele é transportável para qualquer líder. Mas atenção que eu não estou a falar de gestão. Ninguém consegue ser um líder como José Mourinho, embora possam ser adoptados, com o carimbo de cada um, os princípios que ele tem. Mas não há dois Mourinhos", sublinhou.

Luís Lourenço vincou, também, que os segredos para o sucesso do treinador português não são desvendados na publicação. "A complexidade ensina-nos, justamente, que o princípio de José Mourinho é o de que nada é repetível. A base deste livro é a minha tese, que é um trabalho académico. Estudei cientificamente o José Mourinho. Acabámos por estudar tudo o que é o José Mourinho enquanto líder, treinador e ser humano. Mas a dominante é a liderança".

Luís Lourenço garantiu, ainda, que o facto de ser amigo pessoal de José Mourinho não condicionou o seu trabalho. "Tentei, justamente, separar as águas o melhor que consegui".

in diario noticias 5julho 2007 (reportagem de marcos cruz)

2 comentários:

Anónimo disse...

Por mais livros que ensinem, nem todos temos o carisma necessário para se ser um lider.
Daniela

Anónimo disse...

A discrepância com o estabelecido, os desejos de mudança, e a capacidade para assumir riscos distinguem o líder carismático. Em suma, é precisa muita coragem para se ser um verdadeiro líder, e isso os livros não ensinam.