domingo, dezembro 05, 2004

O Silêncio...

"(...) Falais quando deixais de estar em paz com os vossos pensamentos. E quando não podeis permanecer na solidão da vossa intimidade usais os vossos lábios e o som é então divertimento e passatempo. Em boa parte dos vossos discursos o pensamento fica assassinado. Porque o pensamento é uma ave do espaço que metida numa gaiola de palavras pode abrir as asas, mas não pode voar.
Alguns de vós procuram os tagarelas com medo de ficarem sozinhos. O silêncio da solidão revela aos próprios olhos o eu mais puro do que alguns, aflitos, gostariam de fugir.
Outros falam e, sem o saberem, ou premeditarem, revelam uma verdade que nem eles entendem. Outros ainda têm em si a verdade, mas não a exprimem por meio de palavras. (...)"

Gibran Khalil, in O Profeta

1 comentário:

Anónimo disse...

"Os silêncios são das maiores forças do crescimento psíquico. Representam tempos de pacificação, de resolução de conflitos, de reencontro, mas também são espaços de abertura, portas abertas à comunicação e ao preenchimento do que existe à nossa volta. Surpreendem. Marcam. Fazem adormecer, tanto quanto fazem sonhar."
Strecht