quarta-feira, abril 13, 2005

A lenda da Casa da Música


Casa da Música!


Depois da sua inauguração, há uma história à volta do projecto que começa a adquirir contornos de lenda. Sabias que o projecto inicial da Casa da Música foi adaptado de um projecto de uma habitação que estava a desenhar para um casal divorciado?!


Rem Koolhaas ( o arquitecto) explica a origem da lenda:

"Começamos por achar a forma da casa e depois metemos lá dentro uma rota individual para cada um dos membros da família - e fizemos túneis para que eles se pudessem encontrar em espaços comuns, se assim o quisessem.
Depois aconteceu outra coisa: eu fui a África pela primeira vez. E fiquei muito marcado pela inteligência africana, por aquela forma de decidir como reagir no exacto momento em que as coisas acontecem. Isso não é só uma questão de sobrevivência; é também uma forma inteligente de ver as coisas.
Voltei para o meu gabinete e decidi, nesse sentido, começar a ser africano. Aí olhei para o meu cliente e ele pareceu-me um bocado complexo. E eu disse-lhe: Esqueça!". Senti que tinha que entrar neste concurso quando percebi que a peça que tinha concebido para a casa do meu cliente era a forma ideal para um auditório de música: a forma de uma caixa de sapatos - que é também a forma do auditório da Casa da Música. Esse foi o pormenor que fez espoletar o edifício, que o fez nascer. Por isso, essa lenda é verdadeira."

Se quiseres saber mais, vai a:
http://jn.sapo.pt/2005/04/05/cultura/A_lenda_da_Casa_da_M_sica_.html

1 comentário:

Anónimo disse...

Esperemo que não seja mais um elefante branco no nosso país...