sexta-feira, abril 29, 2005

A grandeza do mar...

Já alguma vez pensaste porque é que o mar é tão grande? Tão imenso? Tão poderoso?

É porque teve a humildade de colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios. Sabendo receber, tornou-se grande.

Se quisesse ser o primeiro, colocar-se-ia centímetros acima de todos os rios, logo não seria mar mas uma ilha. Toda a sua água iria para os outros e estaria isolado.

A perda faz parte, a queda faz parte, a morte faz parte da vida. É impossível vivermos satisfatoriamente sem aceitar a perda, a queda, o erro e a morte. Precisamos aprender a perder, a cair, a errar e a morrer. Impossível ganhar sem saber perder. Impossível andar sem saber cair. Impossível acertar sem saber errar. Impossível viver sem saber morrer...

Bem aventurado aquele que já consegue receber com a mesma naturalidade o ganho e a perda, o acerto e o erro, o triunfo e a queda, a vida e a morte.

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bem escrito. De facto ao longo da vida com os erros cometidos, vamos aprendendo o nosso lugar. Provavelmente ao início todos achamos que ser maior é estar acima dos outros, mas o tempo, e a vida vão-nos ensinando que estar um nível abaixo pode ter as suas vantagens. Comigo aconteceu assim, depois de bater algumas vezes de frente com a vida fui aprendendo, e hoje sou um homem diferente.