Heroísmo!
Há circunstâncias na vida em que a dignidade humana pode exigir grandes sacrifícios, isto é, heroísmo. Ninguém tem autoridade moral para exigir de outro um comportamento heróico. Cada um de nós tem essa obrigação, não porque outros lho peçam ou censurem se o não fizer, mas porque as próprias coisas lho pedem; pede-o sobretudo a dignidade humana.
A história de todas as culturas está cheia de gestos exemplares deste tipo, fora do "normal estatístico". Mas estas escolhas podem surgir na vida de todos os homens, em circunstâncias "normais".
A grande escola é o amor: as exigências do amor levam a grandes heroísmos. Quando a amor é verdadeiro, o sacrifício não dói; o amor faz estimar como bem próprio o que é um dever. Quando a moral se aproxima da plenitude, o bem e o dever confundem-se.
2 comentários:
De uma forma ou de outra todos nós temos ao longo da nossa vida, oportunidades de sermos heróis,seja por actos, palavras ou simplesmente pela forma como conseguimos ultrapassar algumas vicissitudes da vida...
Quero de uma forma especial lembrar todos os heróis que nem sempre trazem um "S" debaixo da camisa e que com as suas acções provocam profundas viragens nas nossas vidas e que muitas vezes só nos apercebemos depois do resultado final ter sido atingido! Bem haja(m)!
Enviar um comentário