domingo, novembro 21, 2004

O livro do mês: "A arte de morrer"

Esta rubrica destina-se a aconselhar um livro de alguns que já li dos quais considero digno de destaque.
Este mês aconselho a leitura de um livro de Marie de Hennezel e de Jean-Yves Leloup que se intitula por "A arte de morrer". Esta magnífica obra é o resultado de uma reflexão a "duas vozes" que Marie de Hennezel (psicóloga clínica) e Jean -Yves Leloup (padre ortodoxo doutorado em teologia e filosofia) vêm desde há anos a fazer orientando "um curso"sobre a morte onde interrogam as tradições a partir da proximidade clínica com o sofrimento.
Numa sociedade dominada por valores de efectividade e onde o espiritual é suspeito, porque confundido com o religioso, a ideia da morte aparece como um tabu. De tal modo que há quem classifique de ridículo o ritual ainda hoje cumprido em alguns mosteiros, onde ao acordar, se recorda a precaridade da vida, ou que considere exótica a sabedoria budista, segundo a qual a morte é parte integrante da vida.
Fico também à espera de sugestões vossas para que com estas partilhas literárias possamos trocar experiências e possamos discutir sobre variadissímos temas.

Adoptou-se o conceito de "qualidade de vida" para dar resposta ao pedido de sentido emitido pelos terapeutas: que fazer quando já nada há a fazer?
Não será conveniente aprofundar esta contradição aparente: aceitar não compreender o porquê da morte mas viver plenamente o "mistério de existir e de morrer"?

2 comentários:

Anónimo disse...

A leitura é cada vez mais importânte na nossa sociedade uma vez que a "perguiça mental" se impõe de um modo alucinante no nosso quotidiano. Computadores, televisão, playstation...etc,etc...
E já que a vontade de pegar num livro é sempre tão pouca e o tempo também não abunda,que tal aceitar sujestões de bons livros?Pelo menos assim o tempo q se perde com o livro é bem empregue. Para mim é super frustante quando finalmente escolhemos um livro para ler e após 3 ou 4 capitulos(sempre na espectativa de que irá acontecer alguma coisa interessante, gira ou inesperada) e chega-se à conclusão que o livro não tem "ponta por onde se pegue".
No entanto se quiserem escolher por vocês próprios está a decorrer uma feira do livro na FIL em Lisboa.
Boa leitura. Leta

Anónimo disse...

"A arte de morrer"... um livro q permanece teimosamente na minha mesa de cabeceira, a espera do dia em q eu arranje coragem de ultrapassar a capa, lol. Da mesma autora e igualmente brilhante (segundo os meus sábios pais ;)) "Nós não nos despedimos"... e agr prg eu: pq n "o Elogio da Velhice", de Hermann Hesse? :)