segunda-feira, julho 31, 2006

Viver em sociedade


fairy toadstools
Originally uploaded by algo.

"Não podemos continuar a viver numa sociedade virtual"


É um mundo insano, aparentemente cada vez mais destituído dos valores mais elementares do convívio humano e que, aos poucos, vai perdendo seus traços de civilidade, tornando-se gradativamente um território selvagem onde imperam a falta de respeito, a violência, a intolerância, a ganância desenfreada e, mais especialmente, a ignorância, que se manifesta, sobretudo, na nossa quase total incapacidade de refletir e ver a realidade sob um prisma mais equilibrado e despreendido.É a sociedade do "salve-se quem puder" e do "cada um por si", onde vale tudo para sobreviver à barbárie que se alastra por toda a parte.


A sociedade portuguesa não pode continuar a viver dilacerada por uma aparência de bem-estar que sasonalmente é suportada pelo futebol ou pelos choques tecnológicos. O que dizer dos valores, da justiça e da solidariedade?É esta a sociedade que queremos deixar aos nossos filhos?

Vale a pena pensar nisto...

1 comentário:

Anónimo disse...

O que somos nós senão seres sociais, os quais em convivio uns com os outros vamos descobrindo novos mundos dentro de nós??!! Num mundo como o nosso, em que o imediato e o descartavel imperam cada vez mais, é importante salvaguardar tesouros como a amizade, o amor em todas as formas, a fraternidade e sobretudo o respeito pelo próximo. Se alguns pensam que podem ser felizes rodeados de efemeridades que se cuidem, pois estas não são mais do que uma ilusão para nos enfraquecer! Os nossos filhos têm que saber que os valores, sejam eles de que época forem são essenciais e não é com guerras, sejam elas de que tipo forem que se resolvem as coisas! Orgulho e mais orgulho "besta", como dizia um dia alguém...Mas quando é que o Home Sapiens vai começar a fazer uso real da sapiência que diz possuir?!