domingo, junho 12, 2005

Mais vale tentar...


bluewave3
Originally uploaded by garbidz.

"É melhor tentar e falhar,

Que preocupar-se a ver a vida passar.

É melhor tentar, ainda que em vão,

Que sentar-se fazendo nada até o final.

Eu prefiro na chuva caminhar,

Que em dias tristes em casa me esconder.

Prefiro ser feliz, embora louco,

Que em conformidade viver."

Martin Luther King

sábado, junho 11, 2005

PAZ!

"Não existe um caminho para a paz;

a paz é o caminho."

(Mahatma Gandhi)

sexta-feira, junho 10, 2005

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas!

Amor é fogo que arde sem se ver

"Amor é fogo que arde sem se ver;

É ferida que dói e não se sente;

É um contentamento descontente;

É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;

É solitário andar por entre a gente;

É nunca contentar-se de contente;

É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;

É servir a quem vence, o vencedor;

É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor

Nos corações humanos amizade,

Se tão contrário a si é o mesmo Amor?"

Luís de Camões

quinta-feira, junho 09, 2005

Agradar os outros...


today's fortune
Originally uploaded by lil aNNa.

Por que achamos importante o que os outros pensam de nós? Quantas não foram as vezes que seguramos a língua, quando resolveríamos a situação falando abertamente?

Como dizia Winston Churchill: "o conciliador é alguém que alimenta o crocodilo, certo de que acabará sendo comido por ele".

Agradamos aos outros ao não termos grande apreço e forte sentimento pelo que somos. É impossível agradar a todos, e se tentarmos, nossa personalidade muda conforme o vento. Tornamo-nos titubeantes e demasiado agradáveis. Perdemos o respeito pessoal e também os outros perdem respeito por nós.

Tornamo-nos uma concha vazia que não consegue pensar, sentir nem agir por si. Os outros é que pensam, sentem e agem por nós. O ditado "cada cabeça uma sentença" é simples, mas sábio! É importante seguir o próprio coração, quando estabelecemos um senso interior de valores pessoais. Da ligação espiritual forte obtemos uma base firme na qual buscamos apoio. Agrademos a nós primeiro e não vacilemos sob a pressão dos outros. Vivamos a nossa vida segundo o que é correto para nós, sem julgar os outros e sem permitir que o julgamento deles nos desviem do nosso trilho.

quarta-feira, junho 08, 2005

A ferver!!!

Esta vaga de calor que assola por estes dias o nosso país deixa-nos realmente a ferver...por várias razões!

Por um lado pelas altas temperaturas que se verificam e por outro lado pelo facto de mais uma vez estarmos com o "rabo" a arder no que diz respeito a prevenção dos fogos.

O resultado está à vista... mais uma vez!

terça-feira, junho 07, 2005

Suicídio colectivo!


diafilm1_12
Originally uploaded by Modular.

Vira-se o disco e toca o mesmo!

Todos os anos o cenário repete-se e este ano de uma forma mais gravosa com a seca que se verifica no país.

BASTA!

Quando te sentires pequeno...

Não tenhas medo de sorrir,

De chorar, de gritar,

De seres tu mesmo,

De alcançar os sonhos.

Corre! Não pares jamais...

Foge da doença do pessimismo.

Motiva-te a ti mesmo e aos outros.

Quando te sentires pequeno

Olhe para as tuas mãos, escuta os pássaros,

Dá alguns pulos... Verás que és especial.

Aproveita a vida com moderação.

Vive com ousadia e transborda de alegria!

segunda-feira, junho 06, 2005

Somos loucos?!


domingo, junho 05, 2005

Ser um peixe...


trout
Originally uploaded by flappingwings.

Eu não queria ser um peixe, mas se pensarmos bem às vezes a vida parece um aquário. Nadamos de um lado para o outro... Para cima e para baixo... Mas muitas vezes não chegamos a lugar algum.

É nesse "ballet aquático" que a paciência é a virtude essencial. A ideia de que vivemos expostos à apreciação de todos também não é muito simpática. Porém, assim é a vida!

E quando não dançamos conforme a música, ou melhor, nadamos conforme a maré, somos avisados, pela mudança de comportamento do restante do cardume.

O importante então é que cuidemos de nosso aquário. Que façamos dele o nosso mundo. Que encontremos nele vida em abundância. Que entendamos que é a partir do domínio desse nosso espaço que iremos respeitar os espaços alheios. E quem sabe assim, não conseguiremos um convívio mais pacífico... mesmo com os espécimes mais agressivos. Busquemos esse equilíbrio e deixemos que as únicas borbulhas a nos envolver sejam as do amor, aquelas que nos alimentam e nos conduzem, e que, ainda que dentro de aquários, nos fazem sentir livres... Completamente libertos!!!

sábado, junho 04, 2005

Infidelidade!


sexta-feira, junho 03, 2005

Entusiasmo!


Nice TëëF
Originally uploaded by *VaLLeyGiRL*.

O entusiasmo é fundamental à vida. É como o Sol que a fecunda. Sem ele descolore-se a paisagem e pairam nuvens que impedem a irradiação da claridade do conhecimento.

Torna-se necessário, por ser estimulante e renovador. Toda a vez que diminui de intensidade, os interesses esmorecem, cedendo lugar à nostalgia e amarguras perturbadoras.

Uma pessoa entusiasmada espalha optimismo, gerando o progresso e o êxito. Ao contrário, quem o perde, apresenta-se com ar de fracasso, deprimido e deprimente.

Sempre poderão existir problemas na vida, já que os mesmos fazem parte do processo de estímulos para a evolução humana.

O comportamento correcto será sempre o do entusiasmo. Recordar desgraças é vitalizá-las em nossos panoramas mentais fazendo-as prolongar o seus efeitos nefastos.

ENTUSIASMA-TE!

quinta-feira, junho 02, 2005

As páginas da vida!

As páginas da vida são cheias de surpresas... há capítulos de alegria, mas também de tristezas, há mistérios e fantasias, sofrimentos e decepções...

Por isso, não rasgues páginas nem saltes capítulos, não te apresses a descobrir mistérios nem perca as esperanças, pois muitos são os finais felizes, e nunca te esqueças do principal:

No livro da vida o autor és TU!

quarta-feira, junho 01, 2005

Ser criança...

"Ser criança...

É sonhar a viver!

É a alegria infinita,

Da vida a crescer!

Ser criança é ser amado

e viver a vida a sorrir!

Acreditar que este dia é bom,

E todos os que estão para vir!

Ser criança é sentir que o Natal

não está ausente

Acreditar que se é amado,

E que todos terão um presente!

Ser criança é ter direitos e deveres?!

Os meninos da guerra dizerem:

Nós somos como os demais.

Deixem-nos viver!...

Deixem viver os nossos pais!"

Maria José

terça-feira, maio 31, 2005

Comichão!


Tudo se transforma...

"O que é bonito neste mundo,

e anima,

É ver que na vindima

De cada sonho

Fica a cepa a sonhar outra aventura...

E que a doçura que se não prova

Se transfigura

Numa doçura

Muito mais pura

E muito mais nova..."
Miguel Torga

segunda-feira, maio 30, 2005

Sombras corridas...

Consciente de mim, Penso na minha liberdade Onde hei de encontrá-la! Na rigidez desta máquina?
Indago sou livre, Mas livre de quê? Talvez de algum erro, Talvez de alguma certeza...
Mas onde adivinho liberdade!
Me envolve e me permeia, Abraça as minhas entranhas, Confunde minha vontade, Sussurra em meus ouvidos, A mentira duma cantiga de liberdade!
Fala com a minha boca, Ouve com os meus ouvidos, Deseja com a minha vontade, Pensa com os meus pensamentos. É ela quem sonha os meus sonhos,
Onde houver a luz da vida, Haverá sempre a sua sombra, Na grande comédia das nossas vidas!

domingo, maio 29, 2005

Nós e as conchas!


Shell
Originally uploaded by ladylabobo.

Todos nós somos como grandes conchas, protegendo o nosso interior dos choques que vamos tendo na nossa vida.

Umas são mais fortes que outras, mas todas se podem partir facilmente se forem realmente mal tratadas, pisadas ou atiradas violentamente ao chão...Mas, podemos sempre reconstruir uma concha partida. É verdade que podem faltar sempre uns pedaços, alguns perdem-se para sempre, mas, no entanto vale sempre a pena voltar a colar todos os pedaços, tornar a nossa concha destruída em algo bonito novamente...

As cicatrizes estão sempre lá, e podemos voltar a ver a concha partida novamente, às vezes pelo mesmo sitio em que se tinha partido da outras vezes, outras vezes por sítios novos...Mas, mais uma vez a devemos reconstruir, porque um dia alguém irá olhar para a nossa concha, cheia de falhas, cheia de mazelas e de cicatrizes, e vai dizer:"Já passaste por muita coisa estou a ver... Não te preocupes, juntos, a tua concha não se voltará a partir, e mesmo que por descuido isso aconteça... Juntos a reconstruiremos, maior e mais bonita do que alguma vez foi!

sábado, maio 28, 2005

Trocas de "galos"...


velho "NOVO"!

Nos teus olhos vejo o passado.

Nada em ti me consegue mostrar o presente.

Tu és um passado velho.

Mas um velho bonito!

sexta-feira, maio 27, 2005

À procura da felicidade...

Corremos de um lado para o outro à espera de descobrir a chave da felicidade. Esperamos que tudo que nos preocupa se resolva num passe de mágica. Achamos que a vida seria tão diferente, se pelo menos fôssemos felizes.

E, assim, uns fogem de casa para serem felizes e outros fogem para casa para serem felizes. Uns se casam para serem felizes e outros se divorciam para serem felizes. Uns fazem viagens caríssimas para serem felizes e outros trabalham além do normal para serem felizes.

Uma busca infinita. Anos desperdiçados. Nunca a lua está ao alcance da mão, nunca o fruto está maduro. Nunca estamos satisfeitos.

Mas, há uma forma melhor de viver! A partir do momento em que decidimos ser felizes a nossa busca da felicidade chegou ao fim.

É que percebemos que a felicidade não está na riqueza material, na casa nova, no carro novo, naquela carreira, naquela pessoa. E jamais está à venda. Quando não conseguimos achar satisfação dentro de nós mesmos, é inútil procurar em outra parte. Sempre que dependemos de coisas fora de nós para ter alegria, estamos condenados à decepção.

A felicidade não tem nada a ver com conseguir. Consiste em satisfazer-nos com o que temos e com o que não temos. Poucas coisas são necessárias para fazer feliz o homem sábio, ao mesmo tempo em que nenhuma fortuna satisfaria a um inconformado. As necessidades de cada um de nós são poucas. Enquanto nós tivermos alguma coisa a fazer, alguém a amar, alguma coisa a esperar, seremos felizes.

Lembra-te que:

A única fonte de felicidade está dentro de ti, e deve ser repartida. Repartir as tuas alegrias é como espalhar perfumes sobre os outros e vais ver que algumas gotas acabam por cair sobre ti!

quinta-feira, maio 26, 2005

O Homem ideal...


Retrato!


Pirate's Cove La Jolla
Originally uploaded by goodsoul.

"Um retrato pintado com alma é um retrato, não do modelo, mas do artista."

Oscar Wilde

quarta-feira, maio 25, 2005

Auto-estima!


medic logo
Originally uploaded by whoorderlaksa85.


Há dias assim...

terça-feira, maio 24, 2005

Apertar o cinto...

Depois de ter sido apurado o défice real no nosso país na ordem dos 6,8%; e de os nossos políticos andarem às voltas para implementar medidas extraordinárias para combater o mesmo, como cidadão atento deixo aqui uma sugestão para resolver o problema...


segunda-feira, maio 23, 2005

Feira do Livro


Books
Originally uploaded by Garrettc.

A partir de 25 de Maio até 12 de Junho vá à feira do livro em Lisboa no Parque Eduardo VII ou no Porto no Pavilhão Rosa Mota, porque...

...LER É NATURAL E ENRIQUECE!

domingo, maio 22, 2005

Caminhos...

Na vida é impossível parar. Mesmo quando decidimos não avançar, a vida avança. E às vezes temos mesmo a impressão que ela corre. E nesse nosso viver, encontramos diariamente caminhos na nossa frente.

Em cada situação há sempre uma opção de estrada.

Escolhemos então a mais longa, mais curta, mais fácil, mais difícil... somos guiados por vontades, necessidades, coração, emoções... e na verdade nem sempre sabemos onde nos conduzirá nossa escolha. E é preciso a cada dia, cada passo, seguir e assumir. Ninguém, ninguém mesmo pode ou deve ser responsável pelas nossas escolhas. E mesmo se damos ouvidos a um amigo, aos pais, a escolha final e responsabilidade final sempre será nossa. Muitas vezes sofremos porque escolhemos caminhos errados. E sabemos que não há volta para as caminhadas da vida, mas sempre teremos a opção de dirigir nossos passos para direcções diferentes.

E então uma nova escolha se dá.

Com todos os riscos possíveis. Amar alguém, sentir amizade por alguém, não é uma escolha. Pelo menos não voluntária, da nossa mente. Do coração, eu diria, pois não temos controle, não podemos negar sentir esse amor ou essa amizade. Mas podemos decidir seguir esse amor e essa amizade. Isso também é uma escolha, um caminho. O importante é não parar!

Li uma vez que "água estagnada apodrece" e penso que ninguém gostaria de viver como água estagnada. Devemos ser como as águas dos rios, correndo sempre em alguma direcção, regando flores que nascem do lado, matando sede de pássaros e homens, desembocando em grandes mares. E assim segue nossa vida...

Cabe a cada um a responsabilidade da escolha diária. E tudo o que posso dizer com certeza de que não há erro possível na escolha, é aquela de seguir o grande, o verdadeiro Caminho. Para os outros, que a sabedoria esteja no coração de cada um para que as escolhas estejam o mais perto possível daquilo que chamamos felicidade.

sábado, maio 21, 2005

A Morte!

"Começamos a morrer no momento em que nascemos, e o fim é o desfecho do início."


(Marcus Manilius)

sexta-feira, maio 20, 2005

Imagens chocantes!

As nossas estradas não são (felizmente) os únicos locais para acidentes...

Hoje, no chão da minha casa aconteceu uma verdadeira tragédia a um dos elementos da "família" de ovos que habita no meu frigorífico!

Há dias assim...

quinta-feira, maio 19, 2005

Pescador de sonhos




Não seremos todos pescadores de sonhos?!

Amanhecer faz - nos pensar.
Sem depender d'onde estamos,
Nasce a força devagar.
Uma luz que precisamos
Uma luz para navegar

Amanhecer faz - nos sentir.
Sem depender quem somos,
Uma força parece unir,
Ser o que já fomos
Ser Grande e partir...

terça-feira, maio 17, 2005

Afinal, onde fica Pevidém?

Perdidos?!

Onde fica Pevidém?

Que fica a 4km, penso que todos nós já percebemos...

Ou se trata da terra mais pequena de Portugal, e o 4 presente nas placas significa cm ou então trata-se de mais uma "sui generis" sinalização à portuguesa...