terça-feira, maio 31, 2005
Tudo se transforma...
"O que é bonito neste mundo,
e anima,
É ver que na vindima
De cada sonho
Fica a cepa a sonhar outra aventura...
E que a doçura que se não prova
Se transfigura
Numa doçura
Muito mais pura
E muito mais nova..."
Miguel Torga
Troca efectuada por
CC
às
17:19
0
baldrocas
segunda-feira, maio 30, 2005
Sombras corridas...
Consciente de mim, Penso na minha liberdade Onde hei de encontrá-la! Na rigidez desta máquina?
Indago sou livre, Mas livre de quê? Talvez de algum erro, Talvez de alguma certeza...
Mas onde adivinho liberdade!
Me envolve e me permeia, Abraça as minhas entranhas, Confunde minha vontade, Sussurra em meus ouvidos, A mentira duma cantiga de liberdade!
Fala com a minha boca, Ouve com os meus ouvidos, Deseja com a minha vontade, Pensa com os meus pensamentos. É ela quem sonha os meus sonhos,
Onde houver a luz da vida, Haverá sempre a sua sombra, Na grande comédia das nossas vidas!
Troca efectuada por
CC
às
00:45
0
baldrocas
domingo, maio 29, 2005
Nós e as conchas!
Todos nós somos como grandes conchas, protegendo o nosso interior dos choques que vamos tendo na nossa vida.
Umas são mais fortes que outras, mas todas se podem partir facilmente se forem realmente mal tratadas, pisadas ou atiradas violentamente ao chão...Mas, podemos sempre reconstruir uma concha partida. É verdade que podem faltar sempre uns pedaços, alguns perdem-se para sempre, mas, no entanto vale sempre a pena voltar a colar todos os pedaços, tornar a nossa concha destruída em algo bonito novamente...
As cicatrizes estão sempre lá, e podemos voltar a ver a concha partida novamente, às vezes pelo mesmo sitio em que se tinha partido da outras vezes, outras vezes por sítios novos...Mas, mais uma vez a devemos reconstruir, porque um dia alguém irá olhar para a nossa concha, cheia de falhas, cheia de mazelas e de cicatrizes, e vai dizer:"Já passaste por muita coisa estou a ver... Não te preocupes, juntos, a tua concha não se voltará a partir, e mesmo que por descuido isso aconteça... Juntos a reconstruiremos, maior e mais bonita do que alguma vez foi!
Troca efectuada por
CC
às
01:02
1 baldrocas
sábado, maio 28, 2005
velho "NOVO"!
Nos teus olhos vejo o passado.
Nada em ti me consegue mostrar o presente.
Tu és um passado velho.
Mas um velho bonito!
Troca efectuada por
CC
às
00:45
1 baldrocas
sexta-feira, maio 27, 2005
À procura da felicidade...
Corremos de um lado para o outro à espera de descobrir a chave da felicidade. Esperamos que tudo que nos preocupa se resolva num passe de mágica. Achamos que a vida seria tão diferente, se pelo menos fôssemos felizes.
E, assim, uns fogem de casa para serem felizes e outros fogem para casa para serem felizes. Uns se casam para serem felizes e outros se divorciam para serem felizes. Uns fazem viagens caríssimas para serem felizes e outros trabalham além do normal para serem felizes.
Uma busca infinita. Anos desperdiçados. Nunca a lua está ao alcance da mão, nunca o fruto está maduro. Nunca estamos satisfeitos.
Mas, há uma forma melhor de viver! A partir do momento em que decidimos ser felizes a nossa busca da felicidade chegou ao fim.
É que percebemos que a felicidade não está na riqueza material, na casa nova, no carro novo, naquela carreira, naquela pessoa. E jamais está à venda. Quando não conseguimos achar satisfação dentro de nós mesmos, é inútil procurar em outra parte. Sempre que dependemos de coisas fora de nós para ter alegria, estamos condenados à decepção.
A felicidade não tem nada a ver com conseguir. Consiste em satisfazer-nos com o que temos e com o que não temos. Poucas coisas são necessárias para fazer feliz o homem sábio, ao mesmo tempo em que nenhuma fortuna satisfaria a um inconformado. As necessidades de cada um de nós são poucas. Enquanto nós tivermos alguma coisa a fazer, alguém a amar, alguma coisa a esperar, seremos felizes.
Lembra-te que:
A única fonte de felicidade está dentro de ti, e deve ser repartida. Repartir as tuas alegrias é como espalhar perfumes sobre os outros e vais ver que algumas gotas acabam por cair sobre ti!
Troca efectuada por
CC
às
00:32
2
baldrocas
quinta-feira, maio 26, 2005
Retrato!
"Um retrato pintado com alma é um retrato, não do modelo, mas do artista."
Oscar Wilde
Troca efectuada por
CC
às
00:10
0
baldrocas
quarta-feira, maio 25, 2005
terça-feira, maio 24, 2005
Apertar o cinto...
Depois de ter sido apurado o défice real no nosso país na ordem dos 6,8%; e de os nossos políticos andarem às voltas para implementar medidas extraordinárias para combater o mesmo, como cidadão atento deixo aqui uma sugestão para resolver o problema...
Troca efectuada por
CC
às
23:07
1 baldrocas
segunda-feira, maio 23, 2005
Feira do Livro
A partir de 25 de Maio até 12 de Junho vá à feira do livro em Lisboa no Parque Eduardo VII ou no Porto no Pavilhão Rosa Mota, porque...
...LER É NATURAL E ENRIQUECE!
Troca efectuada por
CC
às
00:10
1 baldrocas
domingo, maio 22, 2005
Caminhos...
Na vida é impossível parar. Mesmo quando decidimos não avançar, a vida avança. E às vezes temos mesmo a impressão que ela corre. E nesse nosso viver, encontramos diariamente caminhos na nossa frente.
Em cada situação há sempre uma opção de estrada.
Escolhemos então a mais longa, mais curta, mais fácil, mais difícil... somos guiados por vontades, necessidades, coração, emoções... e na verdade nem sempre sabemos onde nos conduzirá nossa escolha. E é preciso a cada dia, cada passo, seguir e assumir. Ninguém, ninguém mesmo pode ou deve ser responsável pelas nossas escolhas. E mesmo se damos ouvidos a um amigo, aos pais, a escolha final e responsabilidade final sempre será nossa. Muitas vezes sofremos porque escolhemos caminhos errados. E sabemos que não há volta para as caminhadas da vida, mas sempre teremos a opção de dirigir nossos passos para direcções diferentes.
E então uma nova escolha se dá.
Com todos os riscos possíveis. Amar alguém, sentir amizade por alguém, não é uma escolha. Pelo menos não voluntária, da nossa mente. Do coração, eu diria, pois não temos controle, não podemos negar sentir esse amor ou essa amizade. Mas podemos decidir seguir esse amor e essa amizade. Isso também é uma escolha, um caminho. O importante é não parar!
Li uma vez que "água estagnada apodrece" e penso que ninguém gostaria de viver como água estagnada. Devemos ser como as águas dos rios, correndo sempre em alguma direcção, regando flores que nascem do lado, matando sede de pássaros e homens, desembocando em grandes mares. E assim segue nossa vida...
Cabe a cada um a responsabilidade da escolha diária. E tudo o que posso dizer com certeza de que não há erro possível na escolha, é aquela de seguir o grande, o verdadeiro Caminho. Para os outros, que a sabedoria esteja no coração de cada um para que as escolhas estejam o mais perto possível daquilo que chamamos felicidade.
Troca efectuada por
CC
às
16:41
3
baldrocas
sábado, maio 21, 2005
A Morte!
"Começamos a morrer no momento em que nascemos, e o fim é o desfecho do início."
(Marcus Manilius)
Troca efectuada por
CC
às
13:58
1 baldrocas
sexta-feira, maio 20, 2005
Imagens chocantes!
As nossas estradas não são (felizmente) os únicos locais para acidentes...
Hoje, no chão da minha casa aconteceu uma verdadeira tragédia a um dos elementos da "família" de ovos que habita no meu frigorífico!
Há dias assim...
Troca efectuada por
CC
às
17:04
2
baldrocas
quinta-feira, maio 19, 2005
Pescador de sonhos
Não seremos todos pescadores de sonhos?!
Amanhecer faz - nos pensar.
Sem depender d'onde estamos,
Nasce a força devagar.
Uma luz que precisamos
Uma luz para navegar
Amanhecer faz - nos sentir.
Sem depender quem somos,
Uma força parece unir,
Ser o que já fomos
Ser Grande e partir...
Troca efectuada por
CC
às
13:19
2
baldrocas
terça-feira, maio 17, 2005
Afinal, onde fica Pevidém?
Perdidos?!
Onde fica Pevidém?
Que fica a 4km, penso que todos nós já percebemos...
Ou se trata da terra mais pequena de Portugal, e o 4 presente nas placas significa cm ou então trata-se de mais uma "sui generis" sinalização à portuguesa...
Troca efectuada por
CC
às
09:34
1 baldrocas
segunda-feira, maio 16, 2005
Até ao fim do mundo...
No profundo silêncio em que me deito,
na sublime atitude como me olhas,
não imaginas o quanto estás presente
nos meus lúcidos pedaços de felicidade!
Troca efectuada por
CC
às
00:21
2
baldrocas
domingo, maio 15, 2005
sábado, maio 14, 2005
Viver ou existir?!
Muitas pessoas não vivem. Apenas existem. E fazem um grande esforço para suportar as suas vidas. Na verdade, vão "levando a vida".
Mas, onde fica o viver e ser feliz?O nosso desejo latente de viver e não apenas existir?
A natureza deu-nos o dom de escolher como queremos viver. Temos o poder de conduzir a nossa própria vida, ao invés de sermos "levados pela vida." É claro que nem tudo depende de nossa vontade, mas ao voltarmos a atenção para dentro de nós, constatamos que muitas coisas, além do que imaginamos, dependem unicamente do que fazemos ou de como percebemos a vida.
O nosso mundo exterior é conseqüência do nosso mundo interior. Precisamos estar atentos a tudo o que nos cerca e às outras pessoas. Será que nos basta nascer, crescer, trabalhar, reproduzir, existir por existir, "aproveitar" a vida, envelhecer e depois morrer? Temos a obrigação de, nessa trajetória singular, saber o que há de mais profundo em cada fase, e as mensagens que são passadas para a compreensão desse processo de crescimento. Precisamos questionar sempre o sentido do nosso viver.
A luta pelo sustento, além da questão de sobrevivência, precisa ser impregnada de outros significados: quem somos? De onde viemos, para onde vamos? Por que vivemos? Qual o resultado de nosso esforço? Qual é o objetivo real de nossa existência? Precisamos deixar de reagir mecanicamente diante das circunstâncias da vida. Muitas pessoas vivas estão de facto mortas para todo o trabalho sobre si mesmas.
E este trabalho é característica fundamental, determinante da qualidade do nosso "VIVER".
Troca efectuada por
CC
às
18:19
0
baldrocas
sexta-feira, maio 13, 2005
Ligações...
Cada pessoa que passa na nossa vida, passa sozinho, porque cada pessoa é única e para nós, nenhuma substitui a outra.
Cada pessoa que passa na nossa vida, passa sozinho, mas não vai sozinho, nem nos deixa a sós...
Leva um pouco de nós mesmos e deixa um pouco de si mesmo.Há os que levam muito, mas não há os que levam nada.Há os que deixam muito, mas não há os que deixam nada.
Esta é a mais bela responsabilidade de nossa vida: a prova tremenda de que cada um é importante e de que ninguém se aproxima do outro por acaso.
Troca efectuada por
CC
às
18:29
1 baldrocas
quinta-feira, maio 12, 2005
O Fim ou o Princípio?
É certo que quando se aproxima o final de uma etapa, também estamos perante o início de uma outra.
Ora, mesmo eu tendo a plena consciência desse facto, sinto-me a metamorfosar para o início de um novo ciclo da minha vida.
E agora?!
Nunca esta dicotomia entre o princípio e o fim teve tanto a ver comigo...
Não sei o que vai acontecer, TENHO A CERTEZA QUE SERÁ O MELHOR PARA MIM!
Troca efectuada por
CC
às
00:02
2
baldrocas
quarta-feira, maio 11, 2005
"United Colors of Pintainhos"
Acreditem que a fotografia é real!
Serão estas as consequências da globalização? Ou dos avanços tecnológicos?
Troca efectuada por
CC
às
23:41
1 baldrocas
Os fados de Coimbra...
Não vou falar do choro das guitarras nem do Mondego...Nestas alturas há sempre alguém que fala das guitarras...
Eu nunca as ouvi fora da Queima e da Latada, à excepção do som abafado de alguém que ensaiava e que se diluia pelos jardins da associação nas tardes mornas de estudo dos primeiros dias de Setembro.
Do Mondego não há notícia, mantém-se certo de que o seu caminho o levará enfim, um dia até ao mar.
Anda-se na Universidade uns anos, conhecemos tudo, lembramo-nos bem dela, ela é que já não se lembra de nós. Não tem memória própria, apenas a que cada um de nós construiu...
Troca efectuada por
CC
às
16:24
1 baldrocas
terça-feira, maio 10, 2005
A elegância do comportamento...
Existe uma coisa difícil de ser ensinada e que, talvez por isso, esteja cada vez mais rara: a elegância do comportamento. É um dom que vai muito além do uso correto dos talheres e que abrange bem mais do que dizer um simples obrigado diante de uma gentileza.
É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até à hora de dormir e que se manifesta nas situações mais prosaicas. É uma elegância desobrigada. É possível detectá-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam e que escutam mais do que falam.
No dia do cortejo da queima das fitas, saibamos ser elegantes e dignos. Não procuremos no álcool ou noutro tipo de desinibidores fictícios aquilo que pensamos querer ter deixando de podermos ser quem realmente somos.
É A ELEGÂNCIA DO COMPORTAMENTO...
Troca efectuada por
CC
às
14:01
2
baldrocas
segunda-feira, maio 09, 2005
O livro do mês: "Ao encontro de Espinosa"
"Os sentimentos de dor ou prazer são os alicerces da mente” – é com esta frase eloquente que Damásio inicia uma obra marcada pela coragem e pelo rigor científico. Trata-se de um português infeliz e injustamente pouco reconhecido em Portugal, mesmo sendo um dos melhores neurocientistas mundiais. Os sentimentos, como a tristeza, a alegria ou o medo são características fundamentais do ser humano. A sua importância na vida sempre foi reconhecida mas nunca se colocou a hipótese de uma análise neurobiológica que permitisse avaliar a sua importância nas construções mentais.
Nesta obra Damásio demonstra algo que já tinha ocorrido a Espinosa mas que só a ciência actual pode comprovar: a origem neurobiológica dos sentimentos e emoções (o cérebro é essencial para o seu desencadear) e o seu contributo decisivo para todos os comportamentos relevantes nas maiores criações do espírito humano. Trata-se de uma obra que alia de forma admirável o humanismo à ciência, a partir da ideia de que mente e corpo são inseparáveis. Os sentimentos são, antes de mais, estados particulares do corpo. São percepções que se apoiam essencialmente em mapas cerebrais do estado do corpo. Se fosse possível remover esse contributo deixaria de ser possível exprimir qualquer sentimento. Todo o processo tem início num estimulo externo competente (ligado a um estado de corpo) que promove a execução de um programa pré-existente de emoção. A partir daí são elaborados mapas neurais que desencadeiam um estado mental (alegria, tristeza, etc.) Assim, o sentimento envolve um estado de espírito mas também um “estado de corpo”. Exemplo dessa componente é o efeito do bloqueio de uma substância – a ocintocina – que impede a ligação afectiva.
Damásio confirma esta ideia mas desmistifica-a: nenhuma inteligência artificial seria capaz de “fabricar” sentimentos, apenas porque eles têm origem na organização do cérebro, a um nível muito profundo e complexo. Damásio analisa também o efeito dos sentimentos em vários níveis da vida humana, como o comportamento social, no raciocínio, no pensamento religioso, etc. A construção de todas as estruturas culturais depende de todas as características neurobiológicas que constituem o conhecimento do si. Dentro dessas características neurobiológicas incluem-se os sentimentos e as emoções. Essa construção do si, ou do connatus (expressão de Espinosa) constituem a matéria-prima para a construção de liberdade e da felicidade. "
Recomendação de leitura por Manuel Gomes
Enfim, uma obra inovadora, atraente, magnífica. Única.
Troca efectuada por
CC
às
17:09
1 baldrocas
domingo, maio 08, 2005
NOVO Código da Estrada!
Para quem tenha reduzido bruscamente a velocidade de processamento do seu cérebro, quero apenas informar que o coneito "vibradores" referido na placa de trânsito significa "bandas sonoras"!
Só para o caso de não haver males entendidos...
Troca efectuada por
CC
às
00:55
2
baldrocas
sábado, maio 07, 2005
Destrocas...
Era meia-noite em ponto...
Estava um homem sentado num banco de pedra de pau feito,
enquanto o caracol subia por aquela parede abaixo,
e que dizia gritando baixinho:
...mais vale morrer do que perder a vida!
Troca efectuada por
CC
às
00:39
3
baldrocas
sexta-feira, maio 06, 2005
A caminho da eternidade...
Tudo o que eu tenho não me pertence, embora faça parte de mim e molde a minha maneira de ser.Tudo o que sou serve para que eu possa dividir com aqueles que entram na minha vida as minhas experiências.
Ninguém cruza o nosso caminho por acaso e nós não entramos na vida de alguém sem nenhuma razão. Há muito para dar e para receber; Há muito que aprender, com experiências boas ou negativas. É isso... Tentem ver as coisas negativas que acontecem com vocês como algo que aconteceu por uma razão precisa. Não se lamentem pelo ocorrido; Além de não servir de nada reclamar, isso vai apenas vendar os vossos olhos para continuarem o vosso caminho. Quando não conseguimos tirar da cabeça que alguém nos feriu, estamos somente a reavivar a ferida, tornando-a muitas vezes bem maior do que era no início.
Nem sempre as pessoas nos ferem voluntariamente. Muitas vezes somos nós que nos sentimos feridos e a pessoa nem percebeu; E nos sentimos decepcionados porque aquela pessoa não correspondeu às nossas expectativas. Às nossas expectativas!!! E sabemos lá quais eram as suas expectativas?Nos decepcionamos e ficamos decepcionados. Mas, claro, é bem mais fácil pensar nas coisas que nos atingem. Quando alguém vos disser que vos magoaram sem intenção, acreditem nela! Vai-lhes fazer bem. Assim, talvez, ela possa entender quando vocês, sinceramente, disserem que "foi sem querer".
Dêm de vocês mesmos o quanto puderem!Sabem... Quando vocês se forem, a única coisa que vão deixar é a lembrança do que fizeram aqui. Sejam bons, tentem dar sempre o primeiro passo, nunca neguem uma ajuda ao vosso alcance, perdoem e dêm de vocês mesmos. Sejam uma bênção!
A eternidade está nas mãos de todos nós.Vivam de maneira a que quando vocês se forem, muito de vocês ainda fique naqueles que tiveram a boa ventura de vos encontrarem e conhecerem-vos.
Troca efectuada por
CC
às
19:28
0
baldrocas
quinta-feira, maio 05, 2005
"Transparente": o CD do mês!
O terceiro álbum da carreira de Mariza «Transparente», foi gravado nos primeiros meses de 2005, no Rio de Janeiro, com produção de Jaques Morelenbaum, produtor e director musical de Caetano Veloso.
Recorrendo a fados tradicionais ou a temas composto propositadamente para si, Mariza canta poesia de Fernando Pessoa, Alexandre O’Neill, Florbela Espanca e Vasco Graça Moura entre outros.
Pela sua excelência tanto na sonoridade bem como na qualidade das letras é sem dúvida um CD a não perder!
Troca efectuada por
CC
às
00:01
1 baldrocas















































